Fontes de Informação para Pesquisas

Fontes de informação UFRJ

Fontes de informação para pesquisa em Educação

Fontes de informação para pesquisa na área de Direção Teatral

Tipos de documentos e fontes de pesquisa

 

Normas da ABNT - Trabalhos Acadêmicos, Referências e Citações

        NBR 14724/2018 - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

        NBR 10520/2023 - Citações em documentos - Apresentação

        NBR 6028/2021 - Resumos, resenhas e recensão - Apresentação

        NBR 6023/2018 - Referências - Elaboração

 

Acesso as normas da ABNT na UFRJ Target GEDWeb. Confira aqui o tutorial de acesso.

 

Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos SiBI/UFRJ 2023

 

Tutorial Normas da ABNT: NBR 6023/2018 - Referências 

Vídeo Descomplicando o uso da norma de Referências da ABNT: NBR 6023/2018

Hashtags com dicas sobre trabalhos acadêmicos

#bibcfchufrjdicastrabalhos #bibcfchufrjtipostrabalhos

 

Conheça o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) que tem a finalidade de educar, registrar, avaliar, monitorar e acompanhar as pesquisas. 

 sobre este comitê que atende as áreas de Ciências Humanas e Sociais.

 

Videoaulas - Leitura e Produção de Textos em Educação

A Biblioteca do CFCH disponibiliza aqui as 10 videoaulas da disciplina Leitura e Produção de Textos em Educação para o curso de Pedagogia oferecida pelo Prof. Marcelo Macedo Correa e Castro (ver Lattes) durante o Período Letivo Exepcional (PLE) de 2020 da UFRJ.

Ementa: Leitura e escrita como práticas sociais. Contextualização e caracterização geral da produção textual acadêmica. Gêneros textuais acadêmciso predominantes na área de educação. Gêneros de leitura e de escrita solicitados aos estudantes nos cursos de graduação. Condições, estratégias e processos de leitura e de produção textual de gêneros acadêmicos.

 

Playlist

Videoaula 1. Tema 1. Parte 1 - Apresentação da Disciplina. Assistir

Videoaula 2. Tema 1. Parte 2 - O Gênero Memorial de Entrada. Assistir

Videoaula 3. Tema 2 - Práticas sociais de leitura e de escrita. Assistir

Videoaula 4. Tema 3 - Caracterização geral da escrita acadêmica. Assistir

Videoaula 5. Tema 4 - Gêneros mais frequentes da área de Educação. Assistir

Videoaula 6. Tema 5 - Gêneros de registro e memória fichamento, resumo e resenha. Assistir

Videoaula 7. Tema 6 - O Género Anteprojeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Assistir

Videoaula 8. Tema 7 - O Gênero Trabalho de Conclusão de Curso. Assistir

Videoaula 9. Tema 8 - O Gênero Acadêmico Ensaio. Assistir

Videoaula 10. Tema 9 - O Gênero Memorial de Saída. Assistir

Videoaula 11. Tema 10 - O Gênero Acadêmico Artigo Científico. Assistir

 

 

 
Publicado em 21/06/2021. Atualizado em 02/07/2024

 

1 AUDIOLIVROS GRATUÍTOS:

 

Acessibilidade em foco - Produzido e mantido com a colaboração de pessoas com deficiência visual. Apresenta conteúdo variado: livros acessíveis, receitas, tutoriais de uso de aplicativos e fonte de programas de computador.

 

AUDIOTECA Brasil - É um projeto de pesquisa e extensão universitária, produzido pelo Laboratório de Mídias Digitais (LabMiD): usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e pelo Grupo de Pesquisa em Interações Digitais (GRID). Trata-se de um repositório de audiolivros digitais de acesso livre, elaborados a partir de gravações originais de clássicos da literatura brasileira cujos direitos autorais estejam em Domínio Público. O projeto interdisciplinar presta-se, assim, a preservar a memória literária da língua portuguesa e a torná-la mais acessível à sociedade. À curadoria das obras gravadas e disponibilizadas gratuitamente em versões de áudio, articula-se a instância da pesquisa documental e bibliográfica.

 

Audioteca Sal & Luz - Instituição filantrópica, que produz e empresta de forma gratuita livros falados (audiolivros) para pessoas com deficiência visual em todo território nacional. Possui mais de 1.700 associados e conta com cerca de 2.700 títulos, entre didáticos/profissionalizantes e literatura.

 

Audio Books HQ - AudioBooksHQ permite que você baixe e ouça sob demanda, de forma gratuita.

 

Biblioteca Digital e Sonora/UNB - Criada com o objetivo de atender a demanda dos deficientes visuais (da Universidade de Brasília e da comunidade em geral), coletando, reunindo, organizando e armazenado materiais em formato digital a fim de satisfazer as necessidades de informação de seus usuários.

 

Dorinateca - Espaço web mantido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Basta fazer um pequeno cadastro para ter acesso a livros em formato Daisy, livros falados e livros em Braille, tendo direito a fazer até três downloads mensais. Também existe a possibilidade de downloads dobrados no mês de aniversário.

 

Instituto Benjamin Constant (IBC) - É mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

O Instituto é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

 

LibriVox - Audiolivros de domínio público gratuito, lido por voluntários de todo o mundo. Os audiobooks LibriVox são gratuitos para qualquer pessoa ouvir, em seus computadores, iPods ou outro dispositivo móvel, ou para gravar em um CD.

 

Mais diferenças - Fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.

A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Acredita em inclusão e acessibilidade para além da deficiência, como formas de abarcar a diversidade. O site disponibiliza livros acessíveis e materiais didáticos acessíveis.

 

Portal Cegos Brasil - Disponibiliza séries com áudio descrição, filmes com áudio descrição, novelas com  áudio descrição, minisséries com áudio descrição, desenhos com áudio descrição, animes com áudio descrição, audiolivros gratuitamente.

 

Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) - É uma rede de cooperação entre Instituições Públicas de Ensino Superior com o objetivo de intercâmbio de informações técnicas e compartilhamento de catálogos e acervos adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico a pessoas com deficiência visual.

 

Vision Vox - Tem como finalidade, promover a acessibilidade a livros de todos os gêneros possíveis. Foi criado por deficientes visuais na intenção de promover o acesso a leitura de livros por muitos outros deficientes. A intenção desse trabalho é proporcionar a leitura e acesso aos livros não impressos em Braille.

 

 

 

2 LIVROS EM LIBRAS GRATUITOS

 

Arara Azul - Com suas  três empresas: Editora Arara Azul, Arara Azul Educacional e Centro Virtual de Cultura Surda e Diversidade tem por missão o desenvolvimento de ações destinadas à valorização das línguas gestuais, orais e/ou escritas, à promoção das culturas surda e ouvinte e à aceitação das diversidades humanas. Disponibiliza livros em LIBRAS (alguns de forma gratuita).

 

Libras Gerais - O objetivo do portal é contribuir para a inclusão social dos surdos e auxiliar estudantes de LIBRAS e profissionais da área no desenvolvimento e aprimoramento de seus conhecimentos através da disponibilização de informações diversificadas e materiais inclusivos.

 

Mais diferenças - Fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.

A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Acredita em inclusão e acessibilidade para além da deficiência, como formas de abarcar a diversidade. O site disponibiliza livros acessíveis e materiais didáticos acessíveis.

 

Repositório Digital HUET - Repositório do INES que disponibiliza textos, vídeos imagens, animação, jogos, livros, acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

 

 

 

3 SITES SOBRE ACESSIBILIDADE/INCLUSÃO

 

Acessibilidade na prática- Blog elaborado por Frederico Rios que busca: fiscalizar, informar, denunciar, conscientizar sobre acessibilisade/inclusão.

 

Bengala legal - Apresenta artigos, vídeos, notícias sobre acessibilidade, inclusão social, desenho universal e políticas públicas que regem os assuntos sobre pessoas com deficiência.

 

Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS) - Tem como missão propor, articular, coordenar e promover, em conjunto com a sociedade e através da participação desta, a implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das Pessoas com Deficiência e das Pessoas com Altas Habilidades, em todas ás áreas de atuação do Estado.

 

Fundação Dorina Nowill para cegos - É uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há mais de 70 anos, se dedicando à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Uma das formas como fazem isso é por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

 

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) - Atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

 

Instituto Benjamin Constant (IBC) - É mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

O Instituto é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

 

Libras Gerais - O objetivo do portal é contribuir para a inclusão social dos surdos e auxiliar estudantes de LIBRAS e profissionais da área no desenvolvimento e aprimoramento de seus conhecimentos através da disponibilização de informações diversificadas e materiais inclusivos.

 

Pessoas com deficiência - O site apresenta o seguinte conteúdo: artigos, capacitação, concursos públicos, educação especial, leis e jurisprudência, mercado de trabalho, dentre outros assuntos sobre deficientes e acessibilidade.

 

 

 

4 TECNOLOGIA INCLUSIVA GRATUITA

 

Aplicativos de celular para pessoas com deficiências - Apresenta uma seleção de aplicativos testados e desenvolvidos especialmente para pessoas com deficiência.

 

Aramumo - É um jogo desenvolvido por estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a fim de estimular a aprendizagem em crianças e jovens com dislexia. O aplicativo também pode ser usado por pessoas com dificuldade de aprendizado ou com deficiência intelectual. No jogo, o usuário precisa resolver palavras-cruzadas com o uso de sílabas. Disponível para sistema Android.

 

Be My Eyes - é um aplicativo para iPhone e iPad que permite ajudar a cegos do mundo inteiro por meio de videochamadas. De forma voluntária, qualquer pessoa pode se cadastrar para ajudar a descrever o que aparece no vídeo a alguém precisando de auxílio, seja a validade do leite ou o ambiente ao redor da pessoa.

 

Big Laucher - Disponibiliza uma nova interface com ícones grandes e alto contraste na tela. Gratuito mas para ter todas as funcionalidades tem que adquirir a paga.

 

BlindSquare – Para Deficientes Visuais - O aplicativo tem como função indicar a localização por voz. Ele lhe diz o ponto exato em que você está e dá indicação de rotas para chegar ao endereço desejado, também indicado ao GPS do smarthphone ou tablet via comendo de voz. Disponível apenas para plataforma Android. O bacana é que dá até para fazer check in como no Foursquare do Android apenas por comando de voz.

 

Bus Alert – Para Deficientes Físicos e Visuais - Para quem pega ônibus e tem dificuldade de locomoção, esperar em um ponto pode ser complicado. O Bus Alert é feito para indicar o trajeto do ônibus e o quanto ele está distante do ponto de parada. Infelizmente ele só está disponível para os moradores de Ribeirão Preto e São Paulo para as plataformas Android e Java, mas vale a iniciativa para ser usado em todo o Brasil. O Bus Alert serve sobretudo para os deficientes visuais, pois alerta sobre a proximidade do ônibus via comando de voz.

 

Clapp-in: aplaudindo os lugares acessíveis - Clapp-in funciona como uma bússola para quem possui necessidades especiais. Com o app – e o recurso de geolocalização do celular ativado -, você pode encontrar bons lugares acessíveis da cidade. A pesquisa pode ser por espaços planejados para quem possui uma deficiência específica (ex: lugares indicados para pessoas com deficiência auditiva), ou por categorias, como universidades, vida noturna, restaurantes e residências acessíveis.

 

Comando de voz do Google Store – Para Deficientes Motores - Para quem tem problemas de digitação por amputação ou doenças como Parkinson, o aplicativo de comando de voz presente no Android irá detectar o microfone e digitar todas as palavras faladas perto do aparelho. Ele é gratuito e automático para quem tem Google no aparelho e bem simples de usar. Ajuda em quem tem problemas de firmeza nas mãos ou não sabe usar o teclado automático também da tela touchscream.

 

CPqD Alcance - É um projeto da instituição brasileira disponível gratuitamente na loja do Google. O sistema é um guia completo para deficientes visuais, com narração automática da tela e com auxílio para quase todas as funções básicas e avançadas do celular. Disponível para Android 4.0 ou superior, o sistema é de simples navegação e tem configurações que tentam manter a privacidade do usuário, permitindo que ele escreva sozinho. Após instalado, o CPqD Alcance já se torna a interface padrão do celular, sem a necessidade de cadastro.

 

Dinheiro Brasileiro - O Aplicativo Dinheiro Brasileiro auxilia as pessoas deficientes visuais a reconhecerem o dinheiro. O seu funcionamento é preciso, não depende de internet para fazer o reconhecimento das notas. O usuário deverá a cada identificação clicar no ícone que fica na parte superior da tela para fazer um novo reconhecimento. Ele está disponível na loja do Google e é grátis.

 

Dosvox - O sistema Dosvox não é propriamente um leitor de telas, mas um sistema de acesso a computadores para deficientes. Possui recursos interessantes, como editor de texto, calculadora, agenda, jogos, dicionário etc.

 

ESNews – Para Deficientes Visuais - Este aplicativo é uma alternativa de leitura, pois ele lê a matéria completa dos principais jornais espanhóis e acessa suas redes sociais, lendo também os textos e postagens de amigos. É gratuito e pode ser feito o download para uso apenas em iPhone, iPad e iPhone Touch.

 

Expressia - Muitas pessoas são incapazes de se expressar pela fala. E então, como saber o que elas pensam? E se existisse um recurso acessível e intuitivo que ajudasse na comunicação de pessoas não verbais?

Para famílias e pessoas não verbais, o Expressia é um aplicativo de Comunicação Alternativa, gratuito, facílimo de usar e totalmente personalizável.

Em segundos é possível criar cartões com figuras, fotos, texto, voz e até músicas, e agrupá-los em pranchas temáticas de acordo com o contexto da comunicação. Depois, é só tocar nos cartões em sequência para compor frases e expressar ideias e pensamentos rapidamente!

Além disso, na função Estimulação Cognitiva, profissionais juntam imagens, texto, voz ou músicas para criar atividades personalizadas de associação, ordenação, ou contação de histórias para realizar com seus pacientes ou alunos.

 

Eye-D -Esse aplicativo não serve para ajudar deficientes visuais a acessarem a Internet, mas sim para fazer com que eles possam identificar seus arredores ao sair na rua de um jeito simples e rápido, uma vez que os textos são convertidos em falas. O aplicativo é gratuito. Com versão para Android e IOS.

 

Facilitando a acessibilidade - Conheça um pouco mais sobre acessibilidade e as atuais tecnologias assistivas. Apresenta uma lista de softwares para pessoas com deficiência.

 

Guiaderodas - Mais de 800 cidades por 32 países já foram avaliadas no Guiaderodas, aplicativo para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, como cadeirantes e idosos.

Ele funciona de forma colaborativa, com participação de toda a sociedade: os próprios usuários do aplicativo informam se o local é acessível, parcialmente acessível, não acessível ou se ainda não foi avaliado. A avaliação de acessibilidade do lugar, seja um bar, restaurante, prédio público ou outro, pode ser feita por qualquer pessoas em até 30 segundos.

Dessa forma, o aplicativo previne o constrangimento de a pessoa com deficiência se deslocar até o estabelecimento e se frustrar. O Guiaderodas pode ser baixado em smartphones com sistema Android ou iOS.

 

HandTalk - Para os surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também para aqueles que querem se comunicar com eles mesmo não tendo o conhecimento da LIBRAS, esse aplicativo é um tradutor simultâneo dos dois idiomas. Disponível gratuitamente no Google Play ou na AppStore. Eles oferecem também soluções corporativas sob medida para acessibilidade em LIBRAS para empresa, como insira botão de acessibilidade em sites para tornar o conteúdo acessível para deficientes auditivos.

 

iBrailler Notes - É um aplicativo para iOS que permite escrever em Braille no iPad. Com ele, você pode digitar em Braille diretamente para criar, editar e compartilhar anotações. Para facilitar ainda mais seu uso, o app deve ser usado em conjunto com o recurso VoiceOver do iOS.

 

Letícia - Produzido pela empresa F123 Consultoria, um sintetizador de voz, batizado de Letícia, reproduz uma voz feminina em português e pode ser usado em praticamente todos os tipos de leitores de tela e sistemas operacionais de tecnologia assistiva.

 

LibrasOffice - Uma interface livre e gratuita projetada especificamente para auxiliar usuários a partir da tradução, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), do pacote de softwares LibreOffice – que oferece editor de texto e editor de planilhas, entre outros. Estudantes e pesquisadores, sob a coordenação do professor Henrique Cukierman, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, desenvolveram um software que propicia a autonomia e dispensa a presença de intérprete ou instrutor para o uso do computador.  A iniciativa foi desenvolvida pelo Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS) e faz parte de um projeto de extensão homônimo. Já licenciado como software livre, o LibrasOffice está disponível para Microsoft Windows e ambiente Linux no  site do projeto. 

 

MecDaisy - Um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do ministério.

 

NVDA - O NVDA foi feito para ler em voz alta até o mais mínimo detalhe da tela do PC. Pensado para garantir o livre acesso de deficientes visuais às novas tecnologias, é um programa de código aberto e totalmente grátis.

 

Parking Mobility – Para os Deficientes Físicos: com certeza você já viu alguém infringindo a lei e estacionando em vagas destinadas para deficientes, não é mesmo? A proposta deste aplicativo é denunciar isso. Você pode mandar uma foto do veículo com a prova para as autoridades locais e ele será multado devidamente. Também é importante porque ajuda na regulação das leis, fazendo com que elas valham a pena em municípios

 

Pro Deaf - ProDeaf é um software de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras – a língua brasileira de sinais, com o objetivo de realizar a comunicação entre surdos e ouvintes.

 

Que Fala! - Aplicativo destinado a facilitar a comunicação de pessoas com deficiências que afetem a fala. Como funciona: o aplicativo oferece uma série de ilustrações identificadas por palavras escritas e em áudio. O usuário seleciona figuras que correspondam ao que ele quer dizer e pode até montar pequenas frases.

 

See Color- Já imaginou um mundo sem cor? Conhecer as cores torna as pessoas independentes e capacitadas à fazerem suas próprias escolhas no dia a dia. Por isso, a startup See Color, participante do Legado Semente 2020, foi criada. A iniciativa permite que as pessoas com algum tipo de deficiência visual entendam e “leiam” as cores. 

 

Seeing AI - É um aplicativo que está ajudando a mudar a vida de pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Usando o poder da Inteligência Artificial, o Seeing AI oferece soluções inteligentes para facilitar a vida de pessoas com algum problema de visão. Com sua ajuda, essas estão tendo mais facilidade para entender o que está acontecendo ao seu redor.

 

Tandera dinheiro – Para Deficientes Visuais: a proposta do aplicativo para todos os operacionais de smarthphone é identificar as cédulas de dinheiro de sua carteira e evitar eventuais espertos em prestação de serviço. A câmera digital identifica o valor da cédula e informa ao usuário por meio de sistema de voz. O aplicativo é gratuito.

 

TelepatiX - Pessoas que não conseguem falar e têm movimentos muito limitados, como pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e indivíduos acometidos de Paralisia Cerebral ou sequelas de Acidente Vascular Cerebral / Encefálico (AVC/AVE) podem usar o TelepatiX para se comunicar. O aplicativo oferece um alfabeto que é percorrido por uma varredura sequencial de linhas e colunas. O próprio utilizador consegue escolher a velocidade da varredura.

 

Veever - É um aplicativo gratuito que utiliza a tecnologia de microlocalização e inteligência artificial para facilitar a locomoção e a interação de pessoas com deficiência visual em ambientes internos e externos.

 

VoiceOver - Desenvolvido pela Apple, o VoiceOver contempla pessoas com deficiência visual. São várias funcionalidades. Ele é capaz de ler o conteúdo da tela em voz alta, atender comandos de gestos, oferecer suporte para teclado em braile, descrever imagens, entre outras. É possível ainda assistir a filmes no iPhone com audiodescrições das cenas e ouvir as legendas ocultas e faixas de legenda através do VoiceOver. Apenas para iOS.

 

Wheelmap - Não sabe se determinado local é acessível para cadeirantes? O Wheelmap pode ajudar. Disponível em mais de 20 idiomas, ele é um mapa de acessibilidade de locais públicos em diversos cantos do mundo. Os próprios usuários contribuem inserindo novas informações ou atualizando as anteriores. É possível, inclusive, descrever quais os problemas de acessibilidade apresentados pelo lugar em questão. Tem versões para desktop, Android e iOS.

 

W3C - Reune estudos que abrangem o trabalho essencial desenvolvido pelo W3C para alcaçar uma Web para Todos, além de apresentar pesquisas recentes em áreas onde a Web pode resolver problemas emergentes para pessoas reais.

 

 

 

5 DIVERSOS

 

Acessibilidade UFRJ - A Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), vinculada ao Gabinete da Reitora, trabalha coletando dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidades, mantendo interlocução com as diversas instâncias dentro e fora da universidade, sugerindo e propondo aquisição e adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos adaptados, apoiando execução de eventos, campanhas e ações para a garantia da cidadania.

 

Acessibilidade em foco - Produzido e mantido com a colaboração de pessoas com deficiência visual. Apresenta conteúdo variado: livros acessíveis, receitas, tutoriais de uso de aplicativos e fonte de programas de computador.

 

Acessibilitati - Perfil no instagram para profissionais da informação tornarem bibliotecas acessíveis para pessoas com deficiência.

 

AUDIOTECA Brasil - É um projeto de pesquisa e extensão universitária, produzido pelo LabMiD – Laboratório de Mídias Digitais: usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e pelo GRID – Grupo de Pesquisa em Interações Digitais. Trata-se de um repositório de audiolivros digitais de acesso livre, elaborados a partir de gravações originais de clássicos da literatura brasileira cujos direitos autorais estejam em Domínio Público. O projeto interdisciplinar presta-se, assim, a preservar a memória literária da língua portuguesa e a torná-la mais acessível à sociedade.

À curadoria das obras gravadas e disponibilizadas gratuitamente em versões de áudio, articula-se a instância da pesquisa documental e bibliográfica.

 

Audioteca Sal & Luz - Instituição filantrópica, que produz e empresta de forma gratuita livros falados (audiolivros) para pessoas com deficiência visual em todo território nacional. Possui mais de 1.700 associados e conta com cerca de 2.700 títulos, entre didáticos/profissionalizantes e literatura.

 

Audio Books HQ - AudioBooksHQ permite que você baixe e ouça sob demanda, de forma gratuita, onde quer que esteja, quando estiver pronto. Encontre até mesmo os livros mais bem avaliados com o clique de um botão.

 

Arara Azul - Com suas  três empresas: Editora Arara Azul, Arara Azul Educacional e Centro Virtual de Cultura Surda e Diversidade tem por missão o desenvolvimento de ações destinadas à valorização das línguas gestuais, orais e/ou escritas, à promoção das culturas surda e ouvinte e à aceitação das diversidades humanas. Disponibiliza livros em LIBRAS (alguns de forma gratuita).

 

Bengala legal - Apresenta artigos, vídeos, notícias sobre acessibilidade, inclusão social, desenho universal e políticas públicas que regem os assuntos sobre pessoas com deficiência.

 

Biblioteca Digital e Sonora/UNB - A Biblioteca Digital e Sonora foi criada com o objetivo de atender a demanda dos deficientes visuais (da UnB e da comunidade em geral), coletando, reunindo, organizando e armazenado materiais em formato digital a fim de satisfazer as necessidades de informação de seus usuários.

 

Dorinateca - Espaço web mantido pela Fundação Dorina Nowill  para Cegos. Basta fazer um pequeno cadastro para ter acesso a livros em formato Daisy, livros falados e livros em Braille, tendo direito a fazer até três downloads mensais. Também existe a possibilidade de downloads dobrados no mês de aniversário.

 

Fundação Dorina Nowill para cegos - A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico.

Há mais de 70 anos, temos nos dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência visual. Uma das formas como fazemos isso é por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

 

Inclue - Somos a primeira plataforma digital que dá voz à dor de consumo das Pessoas com Deficiência e as conecta às marcas por meio de soluções inclusivas para comprarem com liberdade e autonomia.

 

Intervox - Projetos de acessibilidade do Instituto Tércio Pacitti - NCE/UFRJ - Este servidor abriga projetos voltados para proporcionar a pessoas com deficiência novas oportunidades com base na tecnologia de informática, além de projetos de grande notoriedade apoiados por nossas instituições parceiras. Acesso ao download do Dosvox.

 

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) - Atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

 

Instituto Benjamin Constant (IBC) - É mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

O Instituto é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

 

LibriVox - Audiolivros de domínio público gratuito, lido por voluntários de todo o mundo. Os audiobooks LibriVox são gratuitos para qualquer pessoa ouvir, em seus computadores, iPods ou outro dispositivo móvel, ou para gravar em um CD.

 

Libras Gerais - O objetivo do portal é contribuir para a inclusão social dos surdos e auxiliar estudantes de LIBRAS e profissionais da área no desenvolvimento e aprimoramento de seus conhecimentos através da disponibilização de informações diversificadas e materiais inclusivos.

 

Mais diferenças - Fundada em 2005 por um grupo de militantes com e sem deficiência de diferentes áreas e trajetórias de trabalho. É uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais.

A Mais Diferenças trabalha com a produção coletiva de saberes e práticas, valorizando as múltiplas formas de ser e estar no mundo. Acredita em inclusão e acessibilidade para além da deficiência, como formas de abarcar a diversidade. O site disponibiliza livros acessíveis e materiais didáticos acessíveis.

 

MecDaisy - Um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do ministério.

 

Pessoas com deficiência - O site apresenta o seguinte conteúdo: artigos, capacitação, concursos públicos, educação especial, leis e jurisprudência, mercado de trabalho, dentre outros assuntos sobre deficientes e acessibilidade.

 

Portal Cegos Brasil - Disponibiliza séries com áudio descrição, filmes com áudio descrição, novelas com  áudio descrição, minisséries com áudio descrição, desenhos com áudio descrição, animes com áudio descrição, audiolivros gratuitamente.

 

Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) - É uma rede de cooperação entre Instituições Públicas de Ensino Superior com o objetivo de intercâmbio de informações técnicas e compartilhamento de catálogos e acervos adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico a pessoas com deficiência visual.

 

Repositório Digital HUET - Repositório do INES que disponibiliza textos, vídeos imagens, animação, jogos, livros, acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

 

Tocalivros - É um app brasileiro que disponibiliza as obras no idioma nativo. Se colocando como uma livraria virtual, é possível comprar e fazer download de diversas obras, inclusive, com opções grátis. O aplicativo oferece mais de 2 mil áudiolivros, que podendo ser escutados em modo offline. Oferece também o smart play que possibilita o controle de velocidade, seleção de capítulo, marcado de páginas, dentre outras funcionalidade. O app oferece 15 dias gratuitos, após esse período paga R$14,90 por mês.

 

Vision Vox - Este site tem como finalidade, promover a acessibilidade a livros de todos os gêneros possíveis. Foi criado por deficientes visuais na intenção de promover o acesso a leitura de livros por muitos outros deficientes. A intenção desse trabalho é proporcionar a leitura e acesso aos livros não impressos em Braille.

 

W3C - Reúne estudos que abrangem o trabalho essencial desenvolvido pelo W3C para alcaçar uma Web para Todos, além de apresentar pesquisas recentes em áreas onde a Web pode resolver problemas emergentes para pessoas reais.

 

 

 

Publicado em 21/06/2021.

 

 

Festival do Conhecimento 2020

Um espaço virtual de encontro e divulgação da produção científica e cultural da UFRJ para repensar e ressignificar formas de estarmos juntos durante a pandemia. Uma visão ampla e colaborativa das ações de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ, reunindo estu-dantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados da comunidade universitária e convidados. O evento acontece de 14 a 24 de julho de 2020. Fonte: https://festivaldoconhecimento.ufrj.br

 

Ações da Biblioteca do CFCH no evento:

- Vocês sabem o que a Biblioteca do CFCH está fazendo em tempos de pandemia? Assistir

- Como buscar TCCs?: conheça o Repositório Institucional Pantheon. Assistir
- Descomplicando o uso da norma de Referências da ABNT(NBR 6023/2018). Assistir
 
Parcerias:
- Decania do CFCH. 24/07/2021. Conhecendo os Cursos de Filosofia e Ciências Humanas. Assistir
- HUCFF/IDT. 17/07 - A experiência das bibliotecas universitárias HUCFF/IDT e CFCH. Assistir
 
 
SINTAE 2020
25/11 - 09H00 ÀS 11H30 - Sala MINERVA 2 - Explorando as mídias sociais: da coleta à análise de dados. Assistir.
 
 

ECOmeço 2020

Entenda como funciona a Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assista o vídeo. Assistir.

 

 

Atualizado em 21/06/2021.

A Norma ABNT 6023 levou 16 anos para ser atualizada, as mudanças estão relacionadas a melhoria da descrição física do documento e as normas gramaticais. Houve um aumento significativo do número de exemplos, porém ao elaborar uma referência, é importante sempre verificar quais são os elementos essenciais para cada tipo de documento. Outra novidade é que foi criado um anexo para listar as abreviaturas usadas na norma, anteriormente recomendava-se o uso de outras duas normas.

Confira aqui as novidades desta norma.

Endereço: Campus da Praia Vermelha. Prédio da Decania do CFCH. Av. Pasteur, 250 - Fundos. 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Tel.:(21) 3938-5139 / Horário: 09:00h às 21:00h

UFRJ Biblioteca do CFCH
Desenvolvido por: TIC/UFRJ