Com a transferência do INEP para Brasília e o encerramento de algumas atividades e serviços em 1977, grande parte do acervo da Biblioteca do CBPE foi doado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH/UFRJ). Com o apoio financeiro da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) o acervo foi organizado e disponibilizado ao público em 1979.
A partir de 1987 – ano em que ocorreu a proposta de mudança da antiga Biblioteca Central do CFCH para um novo espaço físico – tal acervo sofreu diversas movimentações. Inicialmente, foi encaixotado e transferido para a Faculdade de Letras, na Ilha do Fundão, retornando ao campus da Praia Vermelha em 1990. No entanto, como a construção do novo prédio ainda não havia sido concluída, parte do acervo foi alocado nessa instalação e outra parte no restaurante universitário, que se encontrava desativado. No ano seguinte iniciou-se o processo de abertura das caixas com o intuito de organizar progressivamente os volumes da coleção.
Em 1996, houve uma interrupção nesse processo e as caixas restantes foram transportadas para o prédio anexo do CFCH, onde permaneceram fechadas por dois anos. Numa nova iniciativa de organização, desta vez com foco nos periódicos, uma empresa de consultoria foi especialmente contratada para a execução desse serviço, identificando e organizando grande parte dos periódicos para, posteriormente, serem incorporados ao acervo geral. No desenvolvimento desse trabalho, foram localizados quase 4 mil livros da coleção, que foram transferidos de volta ao novo prédio.
Visando a unificação de todo o acervo de periódicos em um único ambiente, uma série de medidas foram adotadas. A equipe da biblioteca deu início ao processo de análise e avaliação da coleção, bem como a verificação de inconsistências, danos às publicações, duplicidade de títulos e completeza das coleções. Também foram realizadas mudanças no espaço físico, como nova disposição das estantes e adequação do sistema de iluminação, e em 2002 houve a integração dos acervos de Periódicos da Coleção INEP com o da Coleção Geral da Biblioteca do CFCH.
Os livros da coleção do INEP foram mantidos no Espaço Anísio Teixeira, pertencente à Biblioteca do CFCH, onde encontram-se atualmente disponíveis para consulta. Desde 2004, o acervo vem sendo organizado e tratado pela equipe da biblioteca com a utilização dos recursos informacionais disponíveis e outras ferramentas para melhorias e tratamento dos itens.
Riquíssimo e extremamente relevante para o estudo da história da educação no país, o acervo é composto por cerca de 45 mil itens, incluindo obras raras e especiais datadas dos últimos três séculos. A coleção resgata as propostas idealizadas por Anísio Teixeira, além de estimular a pesquisa e o debate acerca dos principais temas socio-educacionais. Devido a sua importância, o acervo é consultado por alunos, pesquisadores e educadores em geral, servindo de suporte às inúmeras pesquisas realizadas na área. Desde 1993 vem sendo objeto de estudo em diversos projetos e trabalhos desenvolvidos em âmbito acadêmico. A seguir, destacamos os mais relevantes:
1993 – Monografia intitulada “Catálogo preliminar de obras raras e/ou especiais da Biblioteca do INEP”, de autoria da servidora Sueli Palma Borges Paranhos, apresentada à Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, sendo o primeiro trabalho de pesquisa na UFRJ sobre o acervo do INEP, identificando 92 títulos da coleção. Foi apresentado no III Encontro Nacional de Acervo Raro, evento paralelo ao BIBLOS 2000 – 17º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que ocorreu nos dias 10 a 15 de abril de 1994, em Belo Horizonte.
1999 – Projeto “Um olhar para o mundo: contemporaneidade de Anísio Teixeira” apresenta na Biblioteca do CFCH, entre os dias 2 de setembro e 8 de outubro, a Exposição “Contemporaneidade de Anísio Teixeira”, dando início à série de eventos comemorativos pelo seu centenário. Com este projeto, foram identificados os títulos da obra escrita do educador e também as fontes consideradas matrizes de pensamento que alimentaram suas ideias.
2004 – Projeto “Espaço Anísio Teixeira: referência para pesquisa educacional no Brasil”, coordenado por Libânia Nacif Xavier, professora da Faculdade de Educação da UFRJ, e realizado com o apoio da FUJB, visando a divulgação do conjunto de livros editados pelo CBPE, INEP e MEC no período de 1955 a 1965. Foi apresentado no III Congresso Brasileiro de História de Educação.
2005 – Projeto “Reestruturação de documentos do acervo da Biblioteca do CFCH: Espaço Anísio Teixeira”, que com recursos da FUJB, recuperou 100 volumes identificados pelo “Projeto Espaço Anísio Teixeira: referência para a pesquisa educacional no Brasil”.
2007 – Projeto “O Acervo do INEP no Espaço Anísio Teixeira da Biblioteca do CFCH/UFRJ: proposta de organização”, que se caracterizou como projeto interinstitucional, congregando pesquisadores de três instituições – PUC/ RJ, UFRJ e UFF. O resultado deste projeto foi apresentado no I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 6 de junho.
2008 – Trabalho “O acervo do INEP na UFRJ: 30 anos...e muita história pra contar”, de autoria da servidora Maria Cristina Rangel Jardim, apresentado no “II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: a universidade e os seus lugares de memória – SiBI/UFRJ”, relatando as principais características das obras reunidas nessa coleção e sua função social no contexto do acesso à informação em história da educação no Brasil, bem como as etapas para a realização de um trabalho de organização, preservação e indexação de cada item desta coleção.
Fontes Consultadas
BIBLIOTECA CFCH/UFRJ. Espaço Anísio Teixeira. Rio de Janeiro, 2013. Blogger. Disponível em: http://btcfchufrjbr.blogspot.com/p/espaco-anisio-teixeira.html. Acesso em 20 maio 2020.
JARDIM, M. C. R. O acervo INEP na UFRJ: 30 anos...e muita história pra contar. In: OLIVEIRA, A. J. B. de (org.). Universidade e lugares de memória. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, p. 279-289. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/139. Acesso em 9 jun. 2020.
PARANHOS, S. P. B. Divulgação e mediação da informação no blog da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro: estudo de usos e necessidades a partir do boletim Vitrine da Memória. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11149/Sueli%20P%20B%20Paranhos-disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 21 maio 2020.