SUELY SOUZA DE ALMEIDA (1956-2008)
Nascida em 01/08/1956, na cidade do Rio de Janeiro, filha de um restaurador de móveis antigos e de uma funcionária da prefeitura. Faleceu em 09/08/2008, aos 52 anos, vítima de câncer. Sempre foi uma combativa defensora dos direitos das mulheres, lutou contra a violência de gênero – o que considerava um atentado aos direitos humanos – e desenvolveu diversos trabalhos teóricos, além de ter atuado na formulação de políticas públicas e ações práticas, inclusive junto às delegacias da mulher. Buscava, sempre por meio do debate e da interdisciplinaridade, criar propostas para suprir a falta de políticas públicas na área.
1 Formação Acadêmica
Graduação em Serviço Social (UFRJ – 1974/1977).
Especialização em Aperfeiçoamento em Serviço Social (UFRJ – 1980/1981).
Mestrado em Serviço Social (UFRJ – 1982/1986). Dissertação intitulada “Violência contra a mulher: determinações de classe e cultura”.
Doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP – 1992/1996). Tese intitulada “Violência de gênero: público x privado”.
Doutorado-sandwich (1994 a 1996) no Centre National de la Recherche Scientifique, França.
2 Atuação Profissional:
Professora assistente na UFF (1984-1987).
Professora adjunta na UFRJ (1984-2005).
Professora titular na UFRJ (2005-2008).
Iniciou sua carreira na UFRJ em 1988, como chefe do departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social (ESS), e ocupou diversos cargos de destaque na Universidade, como o de diretora da ESS (1998 a 2002) e de decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (2002 a 2006). Também foi membro do Conselho de Coordenação do CFCH e diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), órgão suplementar do CFCH. Em 2004, com a colaboração das Professoras Eliana Amorim Moura e Luciane Quintanilha Falcão, elaborou os seguintes projetos, integrantes do NEPP-DH:
- Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM) – situado na Vila do João, bairro da Maré, cidade do RJ. Atende, orienta e oferece apoio psicossocial e jurídico às vítimas de desigualdades de gênero, mulheres em situação de violência doméstica, além de promover e estimular debates, estudos e diversas propostas sobre a realidade social brasileira, desenvolvendo e testando metodologias inovadoras relacionadas às políticas sociais na temática.
- Centro de Referência de Mulheres (CRM) – vinculado ao CFCH, fruto de um acordo de cooperação firmado entre a UFRJ e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Conta com o envolvimento de diversos cursos e áreas que compõem a Universidade, atua na prevenção da violência de gênero, no fortalecimento da cidadania das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. Também atua incentivando a produção acadêmica de alunos, professores e pesquisadores, visando um crescente avanço nesse campo.
Além dessas atividades, foi integrante da Comissão Especial de Segurança da Mulher, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Rio de Janeiro.
2.1 Disciplinas ministradas na UFRJ:
- Tópicos Especiais em Movimentos Sociais - Cultura e Subjetividade;
- Tópicos Especiais em Serviço Social - Relações de Gênero e Serviço Social;
- Tópicos Especiais em Serviço Social - Direitos Humanos e Serviço Social no Brasil;
- Metodologia Aplicada do Serviço Social;
- Serviço Social e Educação Popular;
- Relações de Gênero e Serviço Social;
- Direitos Humanos no Brasil;
- Gênero, raça e direitos humanos.
2.2 Linhas de Pesquisa:
- Violência Estatal e Lutas Sociais. Objetivo: investigar a relação entre a experiência da violência estatal e a constituição de sujeitos políticos, tendo como cenário o regime ditatorial e a década de 90 do século XX.
- Direitos Humanos e Práticas Sociais. Objetivo: analisar a constituição do campo dos direitos humanos no Brasil, a partir da última década do século XX. Investigar as relações entre Estado, entidades da sociedade civil e agências de financiamento e suas implicações na configuração e implementação de projetos sociais no Brasil, em um contexto de retração das políticas sociais.
- GECEM - Gênero, Etnia, Classe: Estudos Multidisciplinares. Objetivo: núcleo de pesquisa, reunindo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), na perspectiva de desenvolver projetos de pesquisa integrados, debates e eventos científicos diversificados, produzir material didático, realizar publicações conjuntas, produzir trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação, trabalhos de iniciação científica e outras monografias) e realizar assessorias em sua área temática.
- Violência de Gênero e Políticas Públicas. Objetivo: estudar os mecanismos de produção e reprodução da violência de gênero, que se desenvolve em escala societal e interpessoal. Analisar a constituição desse fenômeno como violência estrutural, vinculada às desigualdades estruturadas no conjunto complexo e contraditório de relações de gênero, classes e étnico-raciais. Investigar as políticas públicas formuladas nesse campo e as suas modalidades de gestão no Brasil, na França e no Quebec.
2.3 Projetos de pesquisa:
- Violência contra mulheres de diferentes classes sociais na relação conjugal (1986-1990).
- Família: a violência silenciosa (1990-1992).
- Negociando a lei, construindo identidades (1992-1996).
- Gestão Pública da Violência de Gênero em uma perspectiva comparativa internacional (1994-1996).
- Violência estatal, estruturas familiares e constituição de sujeitos (1998).
- Violência estatal e lutas sociais: a constituição da mulher como sujeito (2000).
- O Serviço Social e a constituição do campo dos Direitos Humanos no Brasil (2004).
3 Textos Publicados
A professora Suely Souza de Almeida dedicou-se intensamente à vida acadêmica e além de sua produção bibliográfica, participou e organizou diversas palestras, conferências, eventos, congressos, exposições e feiras; ministrou cerca de 20 cursos de extensão e especialização; produziu relatórios técnicos como assessora ou consultora; participou de inúmeras bancas examinadoras (graduação, mestrado, doutorado, concurso público), além de ter sido orientadora de diversos alunos, em todos os níveis do ensino superior. A seguir, destacamos parte de sua produção bibliográfica.
3.1 Artigos:
ALMEIDA, S. S. A política de direitos humanos no Brasil: paradoxos e dilemas para o Serviço Social. Praia Vermelha: estudos de política e teoria social, Rio de Janeiro, n. 16/17, p. 12-43, 2007. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S. Direitos Humanos e Práticas Interdisciplinares no Brasil. VI Jornada de Pesquisadores, Revista do CFCH/UFRJ, v. 1, p. 1-20, 2004.
ALMEIDA, S. S. Violência e Direitos Humanos no Brasil. Praia Vermelha: estudos de política e teoria social, Rio de Janeiro, n.11, p. 40-68, 2004. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S. Femicide and the logic of the appropriation of the other. Policing in Democratic Societies. Police and Women: historical and contemporary problems, Canadá, v. 1, n. 6, p. 3, 2001.
ALMEIDA, S. S.; PAULO NETTO, J. Proteção de direitos humanos e impunidade. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 1, p. 6, 2001.
ALMEIDA, S. S. Reconstruindo nossas lutas. Fórum Nacional de Monitores, São Paulo, v. 1, n.1, p. 11-13, 1999.
ALMEIDA, S. S. Violence de genre au Brésil. Sociologie Et Santé, Bordeaux, v. 1, n.18, p. 21-38, 1998.
ALMEIDA, S. S. Lanternas Vermelhas. Revista Comunicação & Política, Rio Grande do Sul, v. 1, n.2, p. 28, 1994.
ALMEIDA, S. S.; SAFFIOTI, H. Epistemología, Estado y Políticas Públicas Dirigidas a la Mujer. Travesías Enfoques Feministas de Las Políticas Antiviolencia, Buenos Aires, v. 1, p. 33, 1993.
ALMEIDA, S. S. Epouses et Concubines. Actes Psychanalyse Et Société Révue, Bordeaux, v. 1, p. 45, 1993.
ALMEIDA, S. S. Vítimas e culpadas: a justiça em leilão. Apg Revista, São Paulo, 1992.
3.2 Livros:
ALMEIDA, S. S. [et al.]. Da avaliação de programas sociais à constituição de políticas públicas: a área da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S. Violência de gênero e políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2007. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S.; SOARES, B. M.; GASPARY, M. (org.). Violência doméstica: bases para formulação de políticas públicas. Rio de Janeiro: REVINTER/ FAPERJ, 2003. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S.; SILVEIRA, M. L. S. da; OLIMPIO, V. L. G. (org.). Violência estatal e experimentos de resistência na vida social brasileira. Rio de Janeiro: FAPERJ / REVINTER, 2003. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
ALMEIDA, S. S. Femicídio: algemas (in) visíveis do público-privado. Rio de Janeiro: Revinter, 1998. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
SAFFIOTI, H.; ALMEIDA, S. S. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. (Disponível na Biblioteca do CFCH)
3.3 Capítulos de livros:
ALMEIDA, S. S. Novas tecnologias reprodutivas e a constituição dos sujeitos - para onde vamos todos? In: SOUZA, M.C.B; MOURA, M.D; GRYNSZPAN, D. (org.). Vivências em tempo de reprodução assistida. Rio de Janeiro: Revinter, 2007, p. 149-154.
SAFFIOTI, H.; ALMEIDA, S. S. Brasil: violência, poder e impunidade. In: CAMACHO, T. (org.). Ensaios sobre violência. Vitória: EDUFES, 2003, p. 85-114.
ALMEIDA, S. S. Violência e subjetividade. In: RAUTER, C.; PASSOS, E; BENEVIDES, R. (org.). Clínica e Política: subjetividade e violação dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Editora Te Corá, 2002, p. 45-50.
ALMEIDA, S. S.Z. Violência Urbana e Constituição de Sujeitos Políticos. In: PEREIRA, C. A. M. et al. (org.). Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 97-112.
ALMEIDA, S. S. Políticas públicas e violência contra a mulher no Brasil. In: MARTINS, A. de C.; HENRIQUEZ, B.A. (org.). Serviço Social no Feminino. Lisboa: [s.n.], 1997.
ALMEIDA, S. S.; CANÇADO, M. E. R.; GOMES, S. Proposta de Produção de Conhecimento no IV Seminário de Teorização do Serviço Social. In: CBCISS. (org.). Teorização do Serviço Social: documento do Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro: AGIR, 1988, p. 157-160.
3.4 Textos em jornais/revistas:
ALMEIDA, S. S. Violência, Impunidade e Direitos Humanos: a contribuição do Serviço Social no Programa de Proteção a Testemunhas. Revista Direitos Humanos - Edição Especial, Recife, p. 71-75, 26 ago. 2005.
ALMEIDA, S. S. Ética e institucionalidade. Revista Direitos Humanos / GAJOP, Recife, p. 7-14, 01 jul. 2001.
ALMEIDA, S. S. Licença para matar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 06 maio 1996.
ALMEIDA, S. S. A polícia contra a mulher. Jornal do Brasil, primeiro Caderno, Rio de Janeiro, 28 maio 1994.
ALMEIDA, S. S.; CANÇADO, M. E. R. A eficácia do micropoder. Jornal do Brasil, cadernos Ideias, Rio de Janeiro, 27 maio 1989.
ALMEIDA, S. S.; CANÇADO, M. E. R.; TEMPONI, M. A. A.; SILVA, M. V. Violência e cidadania: a prática de assistentes sociais em delegacias policiais do Rio de Janeiro. Jornal do Brasil, cadernos especiais, Rio de Janeiro, 12 jun. 1983.
ALMEIDA, S. S. Efeitos devastadores. Revista do UNIFEM, Brasília, v. 1, p. 12 - 13.
ALMEIDA, S. S. Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. Notícias Aliadas, Lima, Peru.
3.5 Trabalhos completos publicados em eventos:
ALMEIDA, S. S. Universidade pública e as desigualdades sociais. In: DESAFIOS ÀS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA, 2007, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 2007. p. 1-10.
ALMEIDA, S. S. Direitos Humanos em questão: novos sujeitos e campos de disputa. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL DE ESCOLAS DE TRABALHO SOCIAL, 33., 2006, Santiago. Anais [...]. Santiago: [s.n.], 2006. p. 10-19.
ALMEIDA, S. S. Violência de Gênero e relações sociais. In: JORNADAS DE HISTORIA DE LAS MUJERES, 8.; CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTUDIOS DE GÉNERO, 3., 2006, Córdoba. Anais [...]. Córdoba, 2006.
ALMEIDA, S. S. Universidade pública e as desigualdades sociais. In: JORNADA DE PESQUISADORES DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS, 7., 2006, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: CFCH/UFRJ, 2006.
ALMEIDA, S. S. Violência de gênero como uma violação dos direitos humanos: a situação brasileira. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2., 2005, São Luís. Anais [...]. São Luís: UFMA, 2005. p. 1-8.
ALMEIDA, S. S.; SILVEIRA, M. L. S. da; TORRES, R. C.; GRABOIS, V. L. Violência estatal, resistência e produção de sujeitos políticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 8., 2002, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: ABEPSS, 2002. p. 1-7.
ALMEIDA, S. S. Violência e Subjetividades. In: SEMINARIO LATINOAMERICANO DE ESCUELAS DE TRABAJO SOCIAL - FAMILIA, CIUDADANIA Y TRANSFORMACIÓN SOCIAL DESDE LA DIMENSIÓN HUMANA: DESAFIOS PARA EL TRABAJO SOCIAL LATINOAMERICANO, 17., 2001, Lima. Anais [...]. Lima: ALAETS/CELATS, 2001. p. 1-14.
ALMEIDA, S. S. Relações de gênero: notas preliminares para análise do seu potencial heurístico. In: JORNADA DE PESQUISADORES EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRJ: TECENDO SABERES, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
ALMEIDA, S. S.; TORRES, R. C. Violência urbana e lutas sociais: a dimensão do gênero. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 7., 2000, Brasília. Anais [...]. Brasília, 2000. p. 34-40.
ALMEIDA, S. S.; CANÇADO, M. E. R.; SILVA, M. V.; SAFFIOTI, H. Vídeo educativo: estratégias para uma intervenção político-científica com mulheres vítimas de violências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 7., 1992, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 1992.
4 Outras informações
15/10/2008 – No dia do professor, a Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ presta homenagem à professora Suely Souza de Almeida (in memoriam). A solenidade foi aberta pelo decano do CFCH, Marcelo Corrêa e Castro, foi descerrada placa em homenagem à professora e realizado debate com o tema “Relações de Gênero, Violência e Políticas Públicas”, relembrando sua trajetória acadêmica, com as falas de Lilia Guimarães Pougy, professora da Escola e supervisora na formação da equipe técnica do Centro de Referência de Mulheres da Maré; Cecília Soares, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim); Dayse de Paula Marques da Silva, coordenadora do Programa de Estudos sobre gênero e etnia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Marisa Chaves, membro da Comissão Especial de Segurança da Mulher do RJ e co-autora do livro Bases para a Formulação de Políticas Públicas, escrito em parceria com Suely. Fonte: UFRJ
07/12/2010 – Homenagem prestada à professora Suely Souza de Almeida (in memoriam), durante a palestra “Direitos Humanos e Cidadania”, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por iniciativa da vereadora Tânia Bastos (PRB). Houve a entrega de Moções de Louvor e Aplausos à família da pesquisadora – que é um ícone na defesa dos direitos humanos, gênero e violência contra a mulher. Fonte: Flickr
08/11/2018 – Seminário “Reflexões sobre a defesa dos Direitos Humanos das mulheres brasileiras: legado da professora Suely Souza de Almeida”., realizado pelo Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA) e pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR), vinculados ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH). A iniciativa teve como objetivo promover o debate sobre os avanços legais para a conquista de direitos das mulheres e rememorar o legado da professora e fundadora dos Centros, para a UFRJ e para a assistência às mulheres vítimas de violência. Uma placa foi inaugurada com o nome da professora, com a presença de seus familiares e amigos. Fonte: SINTUFRJ
Fontes consultadas:
ALMEIDA, S. S. Currículo Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/7321476094378469. Acesso em 18 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Nepp-DH realiza seminário em homenagem à professora Suely Souza de Almeida. Disponível em: http://www.cfch.ufrj.br/index.php/27-noticias/984-nepp-dh-realiza-seminario-em-homenagem-a-professora-suely-souza-de-almeida. Acesso em: 19 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Falece a professora Suely de Almeida. Disponível em: https://ufrj.br/noticia/2015/10/22/falece-professora-suely-de-almeida. Acesso em: 19 mar. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos. Disponível em: http://www.nepp-dh.ufrj.br/. Acesso em: 18 mar. 2020.
VIEIRA, W. A mulher contra a violência silenciosa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 ago. 2008. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1608200836.htm. Acesso em: 18 mar. 2020.