O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) recebeu a Dra. Ana Padilha Luciano de Oliveira, Procuradora da República do Ofício da Cidadania e Minorias do Ministério Público Federal, e Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da ONG SaferNet Brasil e a  professora Cristina Ayoube Richeouvidora-geral da UFRJ, com a finalidade de articular conhecimentos, experiências e fomentar o debate sobre crimes via internet nos currículos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Psicologia

 cidadaniaeeducacaodigital Ciberbullying

 

O projeto do Ministério Público com a UFRJ visa também provocar a reflexão nos estudantes. O foco é trabalhar com professores, alunos, criar multiplicadores dessas discussões e capacitar profissionais que atuarão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e demais entidades.

O projeto “Ministério Público pela Educação Digital”, que teve início em 2009 em escolas públicas e privadas de Ensino Médio e agora contemplará as universidades federais. Em parceria com a ONG SaferNet, o Ministério Público Federal (MPF) orienta as instituições de ensino a como lidar com denúncias de racismo, ‘sexting’, ‘revenge porn, cyberbullying, homofobia pela internet e outras práticas abusivas realizadas através da internet. 

 

A SaferNet Brasil oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, contanto com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias. Além disso, contamos com suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais, além, é claro, de você usuário da Internet. Caso encontre imagens, vídeos, textos, músicas ou qualquer tipo de material que seja atentatório aos Direitos Humanos, faça a sua denúncia. (SAFERNET, 2018).

 

O SaferNet Brasil se consolidou como entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet, e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal.

 

Por meio do diálogo permanente, a SaferNet Brasil conduz as ações em busca de soluções compartilhadas com os diversos atores da Sociedade Civil, da Indústria de Internet, do Governo Federal, do Ministério Público Federal, do Congresso Nacional e das Autoridades Policiais.

 

Conheça alguns canais e serviços disponíveis da SaferNet:

Helpline – Canal online gratuito que oferece orientação de forma pontual e informativa para esclarecer dúvidas sobre segurança na Internet e como prevenir riscos e violações

Página Helpline 

Hotline – Canal Nacional de Denúncias e Crimes Cibernéticos

Página Hotline

 

Netica – Oferece recursos a educadores que queiram promover o uso ético e consciente da Internet de forma transversal em suas atividades curriculares e extracurriculares. Página Netica

 

Cartilhas – Cartilha da SaferNet Brasil com dicas sobre segurança no uso das redes sociais, chat e webcam para adolescente, jovens, pais e educadores

Página Cartilhas

 

Indicadores – Em 12 anos, a SaferNet recebeu e processou 3.925.405 denúncias anônimas, envolvendo 701.224 páginas (URLs) distintas escritas em 9 idiomas e hospedadas em 94.155 hosts diferentes, conectados à Internet através de 56.416 números IPs distintos, atribuídos para 101 países em 5 continentes.

Página Indicadores

 

 

Leia mais:

Segurança digital em debate no CFCH

Ciberbullying: é preciso identificar e tratar com seriedade o assunto na escola e na família.

Estou enfrentando um problema de ciberbullying. Devo denunciar?

Ciberstalking - A perseguição online é mais que mera curiosidade sobre o outro.

Mediação parental - O melhor controle parental ainda é a proximidade com seus filhos

 

Endereço: Campus da Praia Vermelha. Prédio da Decania do CFCH. Av. Pasteur, 250 - Fundos. 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Tel.:(21) 3938-5139 / Horário: 09:00h às 21:00h

UFRJ Biblioteca do CFCH
Desenvolvido por: TIC/UFRJ