COORDENAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS (CIEC)

O CIEC é  vinculado a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi fundado em 1986, por Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda – professora emérita pela ECO/UFRJ, atualmente é coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras/UFRJ – recém-chegada ao Brasil após três anos nos Estados Unidos, onde cursou seu pós-doutorado em Sociologia da Cultura (Columbia University). Sua motivação principal foi incluir no campo da Comunicação todas as novas identidades que estavam ganhando força na época e ingressando na universidade, como as mulheres e os negros. 

O objetivo inicial do grupo era documentar e analisar a produção cultural contemporânea, com ênfase no Brasil. Nos primeiros anos de atuação do CIEC, por conta de sua experiência na academia americana, Heloísa Buarque de Hollanda recebeu muito apoio e contou com a participação de alguns personagens, inclusive estrangeiros. O grupo gerou muitas pesquisas nacionais e internacionais, sempre aliadas a projetos de intervenção – a “pesquisa-ação”, caracterizada pela colaboração e negociação entre especialistas e práticos, integrantes da pesquisa. Com isso, muito material de qualidade foi publicado, gerando um grande e rico acervo com informações relevantes dos acontecimentos da época. 

Dentre as diversas produções do CIEC, pode-se destacar as coleções: “Papéis Avulsos”, “Quase Catálogo” e “Documentos”, que abordam assuntos e apresentam relatos inéditos e importantes, como a história da televisão até 1962, período que até então não havia sido registrado, pois tudo era produzido ao vivo. O primeiro volume da série Quase Catálogo – “Realizadoras de Cinema no Brasil (1930/1988)", publicado em 1989, relaciona 195 realizadoras brasileiras e 479 títulos, além de reunir informações sobre cineastas e filmes que, em sua maioria, não figuram nos livros de história do cinema. O CIEC também foi responsável pela cobertura e registro de todos os eventos e exposições relacionados ao Ano Internacional das Mulheres (1975), bem como à Década da Mulher (1975 a 1985). Em 1988 desenvolveu o “Projeto Abolição”, com o objetivo de estudar a questão racial na arte brasileira e registrar as comemorações de cem anos da abolição no país. Esse material gerou acervo importantíssimo para a área, apresentando o cenário brasileiro sobre o tema naquele ano. Como resultado das pesquisas realizadas, a produção do CIEC é considerável e apresenta-se em formatos variados contendo relatos escritos, imagens, áudios, entre outros. 

Com o passar do tempo, o foco das pesquisas do CIEC deslocou-se para a linha de estudos culturais e ultimamente vêm resgatando a noção de contemporâneo. Atua na implementação de pesquisas, na formação de pesquisadores, bem como no estabelecimento de cooperação acadêmica entre pesquisadores, alunos e instituições. Promove debates internos e recebe pesquisadores do Brasil e do exterior, concentrando as pesquisas nas discussões de gênero, raça, etnicidade, imigração, cidades, mídia e sociabilidades, economia criativa, mediações socioculturais, redes comunitárias e ativismos.

Certificado pelo CNPQ, é liderado atualmente pelas professoras Isabel Siqueira Travancas e Lucimara Rett (ECO/UFRJ), e conta com cerca de vinte pesquisadores e mais de dez alunos. Estabeleceu parceria com o Centro de Ciências Sociais (CCS/UERJ), com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM/RJ). Vinculado ao Departamento de Teoria da Comunicação, desenvolve atualmente três linhas de pesquisa: “Culturas e Identidades”, “Estudos da Cidade e da Comunicação” e “Imagem, Estética e Poderes”.

 

1 Outras Informações 

17/11/2017 – Em comemoração aos 31 anos do CIEC, ocorreu no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ) o “Seminário Especial CIEC 31 anos”, organizado pela Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), que no mesmo ano completou seus 50 anos de história. 

 

2 Fontes Consultadas 

CNPq. Diretórios dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3195386754544907. Acesso em: 16 abr. 2020.

 

HOLLANDA, H. B. de. Memória. In: UNIVERSIDADE Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduação da Escola de Comunicação. [Entrevista cedida à ECO]. Disponível em: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/memoria_interna.php?id=42. Acesso em: 17 abr. 2020.

  

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Pós-Graduação da Escola de Comunicação. Núcleos de Pesquisa. Disponível em: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=1&fbclid=IwAR09sXYU2ALUJT3IXTXZPv_ELUSUu6NmoUJplg-90Q45A7zkyjEN-AJ4zT0. Acesso em: 16 abr. 2020.

 

 

 

 

 

 

Endereço: Campus da Praia Vermelha. Prédio da Decania do CFCH. Av. Pasteur, 250 - Fundos. 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Tel.:(21) 3938-5139 / Horário: 09:00h às 21:00h

UFRJ Biblioteca do CFCH
Desenvolvido por: TIC/UFRJ