MARIA INÁCIA D’ÁVILA NETO

professora maria incia davila neto

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Formação Acadêmica

1964/1967 – Graduação em Psicologia (UFRJ).

1969/1970 – Mestrado em Psicologia Social Clínica e Psicologia Clínica (Université Paris Diderot, França). Dissertação intitulada “Notas de pesquisa sobre atitudes de uma equipe de ensino médico-educacional”.

1971/1978 – Doutorado em Psicologia Social (Université Paris Diderot, França). Tese intitulada “A condição feminina no Brasil em um ambiente urbano: pesquisa sobre a gênese de atitudes autoritárias em relação às mulheres na sociedade contemporânea”.

1989/1990 – Aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Pesquisa (Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França). Título “Treinamento Avançado em Pesquisa em Ciências Sociais”.

1989/1990 – Pós-Doutorado (Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, França).

2007/2008 – Pós-Doutorado (Laboratoire Européen de Psychologie Sociale, França).

 

 

2 Atuação Profissional:

1971/1978 – Professora Assistente (Universidade de Brasília/UNB).

1979/1981 – Professora Colaboradora (Universidade Gama Filho, RJ).

1979/2015 – Professora Assistente (1979/1981), Adjunta (1981/1996) e Titular (1996/2015) na UFRJ.

1994/2015 – Consultora e Pesquisadora (UNESCO).

2000/2002 – Professora Pesquisadora (Pós-Graduação, Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França). 

2006/2006 – Professora Visitante (Pós-Graduação, Université de Lille, França).

2010/2014 – Membro do Conselho (Comitê de Pesquisa, International Sociological Association, Madri).

Ingressou na UFRJ em 1979 como professora assistente, tornando-se titular em 1996. Atuou em diversos setores no Instituto de Psicologia (IP), destacando-se como diretora no período de 1994 a 2003. Com muita dedicação e competência, sempre esteve envolvida em diversos projetos, visando a excelência na qualidade do ensino e da pesquisa. Em 1992 criou o EICOS – Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – e nele trabalhou incansavelmente, apresentando uma proposta pioneira no campo da psicologia social, visando a formação acadêmica, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a capacitação de agentes psicossociais em processos de intervenção e inserção comunitária. Por conta de seu caráter inovador foi reconhecido em âmbito nacional e internacional, e no ano de 1993 obteve a Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável, conquistando também o Unitwin Award, em 2003, como único vencedor em toda a América Latina na área de Ciências Sociais. Além disso, conquistou convênios com universidades e centros de pesquisas em diversos países, projetando o nome do Instituto no Brasil e no exterior. 

Em 1994 tornou-se consultora e pesquisadora da UNESCO, onde participou de pesquisas e consultorias técnicas especializadas nas Divisões de Desenvolvimento Cultural e Ensino Superior, atendendo aos setores de Ciências Humanas e Sociais e Políticas Culturais. Ao longo dos anos, foi convidada para atuar em diversos eventos promovidos pela UNESCO na qualidade de professora.

Entre os anos de 2000 e 2006 foi convidada pelo Ministério da Educação, Pesquisa e Tecnologia da França para atuar como docente visitante na Pós-Graduação da Ecoles des Hautes Etudes en Sciences Sociales e da Université de Lille, onde proferiu seminários, ministrou aulas e coordenou projetos de pesquisa. 

De 2010 a 2014 foi indicada como membro do conselho da RC 26 (Research Committee on Sociotechnics - Sociological Pratice) da ISA (International Sociological Association). A RC 26 é um comitê de pesquisa no campo da Sociotecnologia, fundado em 1971 para incentivar a disseminação internacional e o intercâmbio de informações sobre desenvolvimentos significativos na área e promover o desenvolvimento de atividades científicas nesse campo em todo o mundo.

 

2.1 Disciplinas ministradas na UFRJ: 

- Graduação:    Psicologia Social I e II; Semiologia Institucional; Técnicas de Vídeo aplicadas à pesquisa.

- Pós-Graduação: Psicologia institucional; Psicologia Social; Gênero e Desenvolvimento; Estudos de Caso; Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social; Tópicos Especiais em Metodologia; Pesquisa Tese; Representações Sociais do Corpo; Tópicos Especiais em Ecologia Social

 

2.2 Projetos de Pesquisa:

- 1994/2009 – Mulheres, Cultura e Desenvolvimento. Objetivo: analisar a memória cultural de mulheres, as representações do seu cotidiano doméstico e público, e suas relações com as questões de desenvolvimento social e cultural. Engloba o estudo de aspectos psicossociológicos das questões de gênero e identidade feminina, cidadania e direitos da mulher, e as interseções de gênero, classe e raça. 

- 2001/2015 – Imagem e Quotidiano: análise metodologia da imagem, para ver, conhecer, fazer e narrar o quotidiano. Objetivo: reunir os trabalhos do Laboratório de Imagens do programa EICOS, em torno do registro visual e sua análise, aplicados à pesquisa psicossociológica do cotidiano, seus estilos de vida, representações e fazeres, com temáticas englobando as questões de gênero, grupos minoritários, intergeracionais, as representações do corpo no espaço urbano, o espaço público e doméstico. 

- 2004/2015 - Memória cultural, invenção do quotidiano urbano, metodologias narrativas e participação. Objetivo: estudar o cotidiano urbano e a construção da memória coletiva e imaginário cultural popular de grupos específicos como mulheres, velhos, jovens, deficientes, doentes, grupos étnicos e desfiliados sociais. Engloba questões relativas à participação, educação e táticas populares, além de estratégias de emancipação, reconhecimento e solidariedade.

- 2008/2015 – Desenvolvimento durável, desigualdades e justiça social: a parte das mulheres na busca pelo reconhecimento social na globalização. Objetivo: contempla a luta das mulheres submetidas a condições de desigualdade na busca pelo reconhecimento social, tanto no Brasil (mulheres que migraram para as cidades em busca de melhores condições de vida), como na França (mulheres migrantes oriundas da África subsaariana), e compara os resultados, visando uma melhor compreensão da luta pela justiça social.

- 2010/2015 – Mulheres em Movimento: hibridismo e identidade diaspórica em deslocamentos femininos. Objetivo: desenvolver pesquisas com mulheres migrantes brasileiras de diferentes gerações. Contribuir para a questão dos deslocamentos de mulheres nordestinas em busca de melhores condições socioeconômicas no Sudeste, traçando redes de apoio e solidariedade e evidenciando as importantes questões que englobam migração, pobreza e gênero, dentro do contexto da globalização contemporânea.

- 2011/2015 – Mobilização, Participação Social, Ativismo online e a Política Ambiental: as temáticas do desenvolvimento sustentável nas comunidades digitais brasileiras. Objetivo: investigar de forma empírica e sistematizada o contexto social da política ambiental através dos registros produzidos e divulgados em comunidades digitais brasileiras na Internet em especial quanto às dinâmicas da mobilização, participação social e o ativismo online em torno da questão ambiental.

- 2012/2015 – Reconhecimento, Justiça Social e Dinâmicas Identitárias de Mulheres Migrantes: um estudo cooperativo França-Brasil (adaptação do projeto “Mulheres em Movimento”).

 

2.3 Áreas de Atuação:

- Grande Áreas: Ciências Humanas.

- Subáreas: Psicologia Social.

- Especialidades: Estudos de Mulheres – Condição Feminina; Psicossociologia de Comunidades; Ecologia Social; Desenvolvimento Social e Cultura de Comunidades; Meio Ambiente e Desenvolvimento; Técnicas de Vídeo e Metodologia Participativa em Pesquisa Psicossocial.  

 

 

3 Textos Publicados

Com uma vida dedicada à excelência na pesquisa e no ensino, sua produção acadêmica é de grande relevância para a área da Psicologia Social. Além da bibliografia detalhada anteriormente, Maria Inácia possui cerca de 80 trabalhos publicados em anais de congresso, atuou – como coordenadora, organizadora ou palestrante – em mais de 70 eventos, entre congressos, seminários, palestras, feiras, exposições, entre outros, no Brasil e no exterior. Participou de inúmeras bancas examinadoras, como orientadora ou supervisora, nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2015, ano de seu falecimento, atuava em alguns trabalhos e pesquisas, incluindo supervisões e orientações que estavam em andamento. A seguir, destacamos parte de sua produção bibliográfica.

 

3.1 Artigos:

D´AVILA NETO, M. I.; CAVAS, C. S. T.; JARDIM, G. S. La décolonisation des femmes et de la nature: exercices sages pour réfléchir `a propos des femmes et de l' écologie. Revue Emulations, Bruxelas, v. 14, p. 49-68, 2015.

 

CAVAS, C. S. T.; D´AVILA NETO, M. I. Atravessando fronteiras: um estudo sobre mães-de-santo e a África imaginada nos terreiros de candomblé do Rio de Janeiro. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Paraná, v. 6, p. 52-70, 2015.

 

D'ÁVILA NETO, M. I.; SANTAMARINA, C. V. F. da C. Uma reflexão sobre o hibridismo cultural e o processo Identitário de ciganas calins nômades no Rio de Janeiro. Interthesis, Florianópolis, v. 12, p. 228, 2015.

 

BARBOSA, V. L. E.; D´AVILA NETO, M. I. Mulheres e artesanato: um oficio feminino no povoado do Bichinho/Prados-MG. Revista Ártemis: Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades, Paraíba, v. 17, p. 44-52, 2014.

 

D´AVILA NETO, M. I.; REVOLLO, C. Desplazamiento y nuevas identidades en la migracion. Revista Tramas, Paraná, v. 37, p. 13-31, 2013.

 

CONILH DE BEYSSAC, M. L. T.; D´AVILA NETO, M. I. Paradise is just two clicks away: the imaginary of nature that emerges from digital trash. The International Journal of Interdisciplinary Social Sciences, Estados Unidos, v. 6, p. 45-56, 2013.

 

CAVAS, C. S. T.; D´AVILA NETO, M. I. A diáspora negra: como as mulheres recriaram através da religião a África 'imaginada' no Brasil de todos os santos. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, Santa Catarina, v. 10, p. 1-9, 2013.

 

D´AVILA NETO, M. I.; CAVAS, C. Diáspora negra: desigualdades de gênero e raça no Brasil. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Paraná, v. 2, p. 01-09, 2011.

 

D´AVILA NETO, M. I.; ANDRADE, R.; CAVAS, C. La cuisine des dieux: la diaspora noire et des pratiques alimentaires brésiliennes. Hommes & Migrations, França, v. 1283, p. 108-116, 2010.

 

D´AVILA NETO, M. I.; BAPTISTA, C. M. A. Páthos e o sujeito feminino: considerações sobre o processo de construção narrativa identitária de mulheres de grupos culturalmente minoritários. Pesquisas e Práticas Psicossociais, Minas Gerais, v. 2, p. 2-10, 2007.

 

D´AVILA NETO, M. I.; LAGES, S. R. C. Vida cigana: mulheres, possessão e transgressão no terreiro de Umbanda. Pesquisas e Práticas Psicossociais, Minas Gerais, v. 2, p. 11-16, 2007.

 

D´AVILA NETO, M. I.; BEYSSAC, M. L. T. C. de. Em busca do paraíso perdido: estudo de Imagens “mensagens do natural". Revista Brasileira Gaia Scientia, Paraíba, v. 2, p. 115-126, 2007.

 

D´AVILA NETO, M. I.; NAZARETH, J. C. . Globalization and women's employment. Peace Review, Califórnia, v. 17, n. 2-3, p. 215-220, 2005.

 

D´AVILA NETO, M. I.. La participación ambigua. Courrier de la Planète, França, v. 74, n. 3, p. 41-43, 2005.

 

D´AVILA NETO, M. I.. Ambiguous participation. Courrier de la Planète, França, v. 74, n. 3, p. 41-43, 2005.

 

ALLEN, G. J.; D´AVILA NETO, M. I.; SJOBERG, J. Mostra de Cinema etnográfico. Review Newsletter Of Nordic Anthropological Film Association, Noruega, p. 11-15, 2005.

 

D´AVILA NETO, M. I.. La participation ambiguë. Courrier de la Planète, França, v. 74, n. 4, p. 41-43, 2004.

 

D´AVILA NETO, M. I. A porta, a ponte e a rede. Série Documenta EICOS, Rio de Janeiro, v. 8, n. 12/13, p. 13-25, 2001. 

 

D´AVILA NETO, M. I.; PIRES, C. B. S. Empoderamento: uma questão no projeto de equidade de gênero no Brasil. Ucla Journal Of Latin American Studies, Los Angeles, 1999.

 

D´AVILA NETO, M. I.. Paradigmas da Psicologia Social para a América Latina. Série Documenta EICOS, Rio de Janeiro, v. 6, n. 9, p. 27-40, 1999.

 

D´AVILA NETO, M. I. Ecofeminismo: novos horizontes. Série Documenta EICOS, Rio de Janeiro, v. 6, n. 8, p. 23-50, 1999.

 

D´AVILA NETO, M. I. Introdução ao número especial Sociedade e Ecologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 50, 1998.

 

D´AVILA NETO, M. I.. Empoderamento: uma questão atual no projeto de equidade de gênero no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 4, p. 14-21, 1998.

 

D´AVILA NETO, M. I. Os novos pobres e o contrato social: receitas de desenvolvimento, igualdade e solidariedade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 4, p. 7-13, 1998.

 

D´AVILA NETO, M. I. Ecofeminismo: horizontes contemporâneos. Série Documenta EICOS, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8, p. 9-25, 1997. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Representações sociais do corpo na sociedade brasileira. Revista de Psicologia e Práticas Sociais, [s. l.], v. I, n. 4, p. 91-98, 1995.

 

D´AVILA NETO, M. I. Ecologia, feminismo e poder: ainda algumas reflexões. Série Documenta EICOS, Rio de Janeiro, n. 1, p. 148-155, 1993. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Ettori Gelpi: por uma educação permanente. Cadernos do Laboratório de Psicologia Social Clínica, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 9-15, 1989.

 

D´AVILA NETO, M. I.; MACIEL, T. M. de F. B.; GELPI, E. Educação para e através do Pantanal. Cadernos do Laboratório de Psicologia Social Clinica, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 68-77, 1989.

 

D´AVILA NETO, M. I. Enquete participativa com mulheres desfavorecidas e sua concepção sobre desenvolvimento cultural. Revista Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 56-70, 1987.

 

D´AVILA NETO, M. I. Enquete participativa com mulheres desfavorecidas e sua concepção sobre desenvolvimento cultural. Revista Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 9-15, 1987.

 

D´AVILA NETO, M. I. Ecologia, feminismo e poder: trajetória político simbólica das utopias verdes. Cadernos do Laboratório de Psicologia Social Clinica, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 84-95, 1986.

 

D´AVILA NETO, M. I. Psicologia Social Clínica: uma biografia comentada. Cadernos do Laboratório de Psicologia Social Clinica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 39-49, 1985.

 

D´AVILA NETO, M. I.; WINGE, S. Desenvolvimento de um programa de psicologia aplicada à comunidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 69-82, 1976.

 

3.2 Livros:

MACIEL, T. M. de F. B.; D´AVILA NETO, M. I.; ANDRADE, R. G. N. Fronteiras e diversidades culturais no século XXI: desafios para o reconhecimento do estado Global. Rio de Janeiro: Mauad: FAPERJ, 2012. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Minha lição de anatomia (e a dos outros). Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

 

D´AVILA NETO, M. I.; PEDRO, R. M. L. R. (org.) Tecendo o Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. 

 

D´AVILA NETO, M. I. Apresentação da coleção EICOS. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. 

 

D´AVILA NETO, M. I.; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro. Tecendo o Desenvolvimento: saberes, gênero, ecologia social. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. 

 

D´AVILA NETO, M. I.; GARCIA, C. A. (org.). Mulher, cultura e subjetividade. Rio de Janeiro: ANPEPP, 1997. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Social development: challenges and strategies. Rio de Janeiro: UNESCO: UFRJ/EICOS, 1995. (Disponível na Biblioteca do CFCH) 

 

D´AVILA NETO, M. I. Desenvolvimento social: desafios e estratégias. Rio de Janeiro: UNESCO: UFRJ, 1995. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Introdução ao Desenvolvimento Social: desafios. Rio de Janeiro: [s.n.], 1995. 

 

D´AVILA NETO, M. I. Mulheres brasileiras, memórias mutiladas: ensaios bem-comportados sobre mulheres, seus gestos, sua memória. Rio de Janeiro: UFRJ/EICOS, 1994. 

 

D´AVILA NETO, M. I. O autoritarismo e a mulher: o jogo da dominação. 2a. ed. Rio de Janeiro: Artes e Contos, 1994. 

 

D´AVILA NETO, M. I. Memorial de Maria Inácia D’Ávila Neto. [S.l.: s.n], 1994. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I.; VASCONCELOS, N. (org.). Ecologia, feminismo, desenvolvimento. Rio de Janeiro: UFRJ/EICOS, 1993.

 

D´AVILA NETO, M. I. Enquete participation sur les femmes bresiliennes dun milieu desfavorise et leur conception sur le developpement culturel; etude monographique. Paris: UNESCO, 1989.

 

D´AVILA NETO, M. I.; MACIEL, T. M. de F. B. Creation des noyaux educatifs et communautaires dans le pantanal: rapport de recherche: etude monographique. Paris: UNESCO, 1986.

 

D´AVILA NETO, M. I.; MACIEL, MACIEL, T. M. de F. B. Sinuelo projet de recherche action pour l'animation culturel communautaire du Pantanal-MS: etude monographique. Paris: UNESCO, 1985.

 

D´AVILA NETO, M. I. A negação da deficiência: a instituição da diversidade. Rio de Janeiro: Achiame, 1984. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. O autoritarismo e a mulher: o jogo da dominação macho-fêmea no Brasil. Rio de Janeiro: Achiame, 1980. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

BACKES-THOMAS, M.; NASSER, M.; D´AVILA NETO, M. I. Teste dos três personagens: contribuição ao estudo dos métodos projetivos. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

3.3 Capítulos de livros:

D´AVILA NETO, M. I.; CAVAS, C. Frontières: pour une épistémologie de la notion. In: Bernd, Z.; Dei-Cas, N. (org.). Glossaire des mobilités culturelles. Bruxelas: Peter Lang, 2014, p. 203-216.

 

D´AVILA NETO, M. I.; NAZARETH, J. Mulheres migrantes nordestinas e suas redes de conterrâneos: além das estratégias cotidianas de sobrevivência. In: COSTA, S. L.; MENDES, R. (org.). Redes Socias Territoriais. São Paulo: UNIFESP, 2014, p. 97-114.

 

IRVING, M. A.; D´AVILA NETO, M. I. ; MACIEL, T. M. de F. B.; CONILH DE BEYSSAC, M. L. T. L' approche brésilienne de l' ecologie sociale: propos sur la relation nature-societe. In: CHARDEL, P.; REBER, B. (org.). Ecologie Sociales: le souci du commun. Lyon: Paragon, 2014, p. 91-110.

 

BEYSSAC, M. L. T. C.; D´AVILA NETO, M. I.; IRVING, M. A. L' imaginaire de la foret amazonienne au Bresil: carte culturelle surui sur Google Earth. In: HARPET, C.; BILLET, P.; PIERRON, J. P. (org.). A l' ombre des forets: usages, images et imaginaires de la foret. Paris: L'Harmattan, 2014, p. 121-145.

 

D´AVILA NETO, M. I.; DELVIGNE, A. D.; NAZARETH, J. C. Immigration women: feminism, recognition and social justice in France and Brazil. In: BONIFÁCIO, G. (org.). Feminism and migration: cross cultural engagements. London: Springer, 2012, p. 209-226. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I.; BEYSSAC, M. L. T. C. de. A la recherche du paradis perdu: narratives post-coloniales de l´autre: le développement en jeux de miroirs. In: PIERRON, J. P.; PARIZEAU, M. H. (org.). Repenser la nature: dialogue philosophique Europe, Asie, Amériques. Quebec: Les Presses de l´Université Laval, 2012, p. 357-374.

 

D´AVILA NETO, M. I.; CONILH DE BEYSSAC, M. L. T. The paradise is a double click away: is youtube a new Noah´s ark? In: TSOBANOGLOU, G. O. (org.). The politics of participation and empowerment: current issues and praticies. Hildersheim: Verlag fur Gesellschaft, 2012, p. 289-311.

 

CONILH DE BEYSSAC, M. L. T.; D´AVILA NETO, M. I. Communities in network: youtube, the new Noah´s ark? In: SERRANO-GARCIA, I.; PEREZ-JIMENEZ, D.; RESTO-OLIVO, J.; FIGUEROA-RODRIGUEZ, M. (org.). Psicologia comunitaria internacional: aproximaciones a los problemas sociales contemporaneos. Puebla: Universidad IberoAmericana de Puebla, 2012, p. 197-212. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I.; PERES, S. G. O.; JARDIM, G. S. Développement, femmes, migration: les enjeux de la mondialisation et la quete de la reconnaissance sociale. In: SAIAS, T.; STARK, W.; FRYER, D. (org.). Community psychology, common values, diverses pratices. Saint Cloud: AFPC, 2011, p. 107-109.

 

D´AVILA NETO, M. I.; NAZARETH, J. Female migration in Brazil and survival strategies of daily living. In: SAIAS, T.; STARK, W.; FRYER, D. (org.). Community psychology, common values, diverses pratices. Saint Cloud: AFPC, 2011, p. 150-152.

 

D´AVILA NETO, M. I.; CAVAS, C. La diaspora noire: migration forcée et les inegalités de genre et race. In: SAIAS, T.; STARK, W.; FRYER, D. (org.). Community psychology, common values, diverses pratices. Saint Cloud: AFPC, 2011, p. 93-96.

 

D´AVILA NETO, M. I.; PIRES, C. B. S.  Empowerment or powersharing?: considerations on the project of gender equity in Brazil. In: KEARNEY, M. L. (org.). Women, power and the academy: from rethoric to reality. New York: Berghahn Books; UNESCO Publishing, 2001, p. 52-59.

 

D´AVILA NETO, M. I. Paradigmas da psicologia social para América Latina. In: CAMPOS, R. H.; GUARESCHI, P. (org.). Paradigmas de psicologia social: perspectiva Latino Americana. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 88-100.

 

D´AVILA NETO, M. I. Femmes et developpement: la force de l'ombre. In: RONNING, A. H.; KERANEY, M.L. (org.). L'Université au Féminin. Paris: Femme Plus: UNESCO, 2000, p. 89-114. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

D´AVILA NETO, M. I. Redimensionando e reordenando mudanças sociais no próximo século. In: MOTTA, M. E; CARNEIRO, T. F. (org.). A psicologia em contexto. Rio de Janeiro: PUC/RJ: CNPq, 1996, p. 209-217.

 

D´AVILA NETO, M. I. Women and development: challenges within university curriculum. In: KEARNEY, M. L. (org.). Women and university curriculum: gender issues. Londres; PARIS: Jessica Kingsley Publisher: UNESCO, 1996, p. 69-90.

 

MACIEL, T. M. de F. B.; D´AVILA NETO, M. I. Pantanal, trajet d'une recherche. In: PRONOVOST, G.; DONFUT, A.; SAMUEL, N. (org.). Temps libre et modernite: melanges en l'honneur de joffre dumazedier. Quebec: Presses Universitaires Quebec, 1993, p. 263-277.

 

D´AVILA NETO, M. I.; MACIEL, T. M. de F. B. Pantanal: um eco desenvolvimento necessário. In: MACIEL, T. (org.). O ambiente inteiro: a contribuição crítica da universidade: a questão ambiental. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992, p. 69-90. (Disponível na Biblioteca do CFCH)

 

3.4 Textos em jornais/revistas:

D´AVILA NETO, M. I. Por uma educação permanente. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 23 set. 1999. Jornal do Professor.

 

D´AVILA NETO, M. I. Um lugar para viver: o trabalho de Maud Manonni. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 09 set. 1981. Jornal do Professor.

 

D´AVILA NETO, M. I. O Autoritarismo e a Mulher Brasileira. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 set. 1980.

 

D´AVILA NETO, M. I. Tendência a agrupar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 01 jan. 1979.

 

D´AVILA NETO, M. I. História dinâmica. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 out. 1978.

 

 

4 Outras informações

06/12/2006 – Professora Maria Inácia D’Ávila Neto participa da mesa de abertura do II Seminário Áreas Protegidas e Inclusão Social (II SAPIS). Realizado no Salão Pedro Calmon (FCC/UFRJ). Fonte: UFRJ.

 

27/04/2016 – Realização do “Seminário Internacional Interdisciplinar Comunidades e Ecologia Social: Homenagem à Professora Maria Inácia D’Ávila Neto”, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ). O evento foi organizado pela EICOS/UFRJ e pela Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável/UFRJ, e contou com a participação de professores e pesquisadores nacionais e internacionais na mesa de debate, destacando Denise Jodelet (EHESS/França – Professora honoris causa pela UFRJ) e Norah Dei-Cas (Professora Emérita, representando a Université de Lille/França).

 

 

Fontes consultadas:

D’AVILA NETO, M. I. Currículo Lattes. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783349U3. Acesso em: 10 abr. 2020.

 

PROGRAMA EICOS. Quem somos? Disponível em: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/pt/home/apresentacao-2/. Acesso em: 11 abr. 2020. 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. IP-UFRJ informa o falecimento da professora Maria Inácia D’Ávila Neto. Disponível em: http://www.cfch.ufrj.br/index.php/27-noticias/624-nota-de-falecimento-da-professora-maria-inacia-d-avila-neto. Acesso em: 11 abr. 2020.

 

 

 

Endereço: Campus da Praia Vermelha. Prédio da Decania do CFCH. Av. Pasteur, 250 - Fundos. 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Tel.:(21) 3938-5139 / Horário: 09:00h às 21:00h

UFRJ Biblioteca do CFCH
Desenvolvido por: TIC/UFRJ